sábado, 26 de setembro de 2015

Devido a cortes no orçamento Exército Brasileiro poderá regredir 40 anos

A crise econômica atingiu os projetos da base industrial de Defesa Nacional. O comandante do Exército, General Eduardo Villas Bôas, alertou em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal que todos os projetos da área da Defesa estão sofrendo com fortes atrasos devido aos cortes orçamentários.

Crise reduz a capacidade das FFAA de se reequipar
O Exército Brasileiro considera como prioritários um grupo de 7 programas, que vão do lançamento de foguetes à criação de viaturas blindadas, do monitoramento por meio de radares à defesa cibernética. A falta de recursos para dar continuidade aos projetos preocupa militares e parlamentares. Para a realização dos programas mais estratégicos para o país, os investimentos somam mais de R$ 70 bilhões, e, no entanto, até agora apenas uma parte pequena de recursos foi liberada.

De acordo com o General Eduardo Villas Bôas, o país pode retornar a uma situação de 40 anos atrás, quando o Brasil era a oitava maior indústria de Defesa do mundo, e tudo foi perdido. O comandante do Exército acredita que mais dois anos nessa situação e todo o esforço pode se perder, gerando uma regressão no setor perante o mundo.

O projeto principal e mais preocupante para o Exército, e que o General Villas Bôas lamenta, é o Sisfron – Sistema Integrado de Monitoramento das Fronteiras, de extrema importância no combate ao narcotráfico no Brasil e também para o desenvolvimento social e de saúde na região de Mato Grosso do Sul onde está sendo implantado. Dos R$ 10 bilhões previstos para o desenvolvimento do programa na região, somente 7,2% foram disponibilizados.

 SISFRON considerado um dos principais Projetos Estratégicos do Exército
“O Sisfron foi projetado para ser implantado em 10 anos”, relata o Senador Ferraço. “À manutenção desse cronograma físico-financeiro, ou desse ritmo de desembolso por parte do Estado brasileiro, esse programa não será implantado nem em 60 anos. Esse programa, portanto, se transformou em ficção”.

Para o General Villas Bôas, hoje a maior ameaça à sociedade brasileira é a atuação dos cartéis internacionais ligados ao tráfico de drogas, e o Sisfron, quando estiver em funcionamento, será uma peça fundamental no combate à atuação desses grupos.

O comandante do Exército ressalta que atualmente milhões de brasileiros sofrem a consequência direta da falta de proteção das fronteiras, por onde entra a droga responsável por 80% da criminalidade urbana, segundo dados da Polícia Federal.

Um comentário:

  1. O grande problema do orçamento militar e que 51 bilhões de reais vão para pagamento de pessoal,e muito dinheiro sobra pouco para custear bens e serviço e para investimento.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...